A relação de amor entre Portugal e o café

Assim como os brasileiros, os portugueses também sabem apreciar a tradicional bebida.

As características do café são peculiares e reúnem muitos admiradores, desde o cheiro inconfundível a longas distâncias, à temperatura que aquece principalmente os dias frios. Muitos brasileiros não abrem mão da bebida logo ao acordar para iniciar a rotina e sabem de uma coisa? Os portugueses também são grandes apreciadores do café, mas possuem algumas diferenças no consumo.

Aqui no Brasil estamos acostumados a preparar o café em casa, já as cafeterias portuguesas vivem lotadas, porque os lusos têm o hábito de passarem em um café após as refeições.

Logo de manhã ou ao longo do dia, o fato é que compartilhamos mais essa paixão em comum, mas se for visitar a terrinha é preciso saber como pedir seu café para não se surpreender com o que lhe for servido.

As denominações da bebida são um pouco diferentes por lá, então vou deixar algumas dicas para você acertar na sua próxima viagem e não deixar o cafezinho de lado.

Se você é aquele apaixonado por um expresso, precisa saber que em Portugal ele é conhecido como bica, o nome engraçado carrega uma história engraçada também. “A Brasileira” é uma cafeteria famosa na terrinha, logo no começo servia essa pequena porção da bebida e as pessoas a achavam muito amarga. Por isso, colocaram uma placa na entrada com o texto: “beba isto com açúcar” e o nome se tornou popular.

As outras formas com que pedimos café também variam um pouco em Portugal, como o galão, que nada mais é do que o nosso tradicional café com leite. Esse é consumido pelos portugueses geralmente antes do almoço e acompanhado por uma torrada com manteiga ou o famoso pastel de Belém.

Outra denominação para o nosso café com leite é a meia-de-leite, que tecnicamente é a mesma coisa que o galão, mas servido em uma chávena, como os portugueses chamam a xícara.

Por aqui temos o costume de tomar um pingado, em Portugal ele também existe em algumas cidades, mais comum no norte do País, já no sul é conhecido como garoto, que nada mais é do que a bica com um pouco de leite.

Bom, essas são algumas denominações que se diferem um pouco do nosso costume e podem te ajudar em sua viagem à terrinha. Ou se quiser aproveitar o costume luso aqui mesmo, no Brasil, venha ao Restaurante Vila Chã e deguste uma deliciosa gastronomia portuguesa e termine com um agradável café. Te espero!

Festival Verão na Montanha

O Restaurante Vila Chã irá contemplar a estação mais calorosa do ano com o Festival Verão na Montanha

Distante de toda a grande movimentação do litoral, das altas temperaturas, filas e trânsito, Campos do Jordão, na encantadora Serra da Mantiqueira, é uma ótima opção para quem busca a tranquilidade no verão.

Com um clima fresco, muita sombra e contato direto com a bela natureza, a cidade tem a gastronomia como um de seus principais atrativos e o Restaurante Vila Chã é referência quando o assunto é viver uma experiência gastronômica completa.

Nesta temporada, nossa tradicional casa portuguesa preparou pratos com o sabor único da estação, com um toque especial da cozinha lusitana: é o Festival Verão na Montanha.

 

Pratos com polvos e outros pescados são alguns destaques do menu exclusivo do Festival. Entre eles, está o típico Polvo à Lagareiro, que é cozido em baixa temperatura e servido apenas seus tentáculos, levemente tostados.

Além do característico sabor da culinária da terrinha, as receitas especiais poderão ser saboreadas e harmonizadas com vinhos de importação exclusiva, principalmente com os brancos e rosés, tipos que se adequam perfeitamente ao verão.

Aproveite a estação mais iluminada do ano para viver uma verdadeira experiência portuguesa no Vila Chã, espero por vocês!