Wine Day: degustação de vinhos no restaurante vila chã

No dia 2 de novembro, o Restaurante irá realizar o Wine Day, com a participação dos representantes da importação exclusiva do Vila Chã

Por volta dos anos 1793, deram à palavra “provador” um novo sentido, era aquele que tinha como ofício provar vinhos. Mais tarde, estudiosos franceses atribuíram à arte da experimentação de vinhos a palavra “degustar” que, ao longo dos anos, conquistou espaço e resultou em um campo amplo que passou a abranger qualidades sensoriais, apreciação e avaliação.

A crítica da bebida milenar ganhou ainda mais importância com o surgimento dos rótulos do Novo Mundo, valorizando as características intrínsecas do vinho, como sabor e aroma, e tornando a arte ainda mais notável.

Assim, além da contemplação essencial do vinho, a crítica tornou-se um saber que também agrega às suas propriedades a origem, a tradição e a história da bebida.

Hoje, são inúmeras as maneiras de avaliar tecnicamente um vinho e, por isso, faço aqui um convite muito especial a você que também aprecia bons rótulos e tudo que envolve essa tradicional bebida.

Nossa casa portuguesa irá proporcionar uma experiência única. No dia 2 de novembro, a partir das 19h, o Restaurante Vila Chã será palco do Wine Day: um evento para a degustações dos nossos rótulos exclusivos, com os responsáveis pelas importadoras das marcas.

  

 

Para participar conosco, você pode adquirir seu lugar pelo e-mail empório@vilacha.com.br ou no próprio Restaurante. O valor do ingresso é R$60,00 e conta com degustação, águas e acepipes. Além disso, metade desse valor será revertido em compra de vinhos no local.

Espero por vocês!

Restaurante Vila Chã
Av. Engenheiro Diogo de Carvalho, 99 – Capivari, Campos do Jordão/SP.
(12) 3663-4702

 

 

 

Viajando pelos vinhos de Portugal: Herdade do Esporão

O Esporão é uma tradicional herdade portuguesa, que incentiva cada vez mais os familiares a entrarem no negócio

Localizada na região de maior superfície geográfica em Portugal, o Alentejo, a Herdade do Esporão foi fundada em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira. Como uma empresa familiar, o Esporão até hoje busca valorizar a tradição portuguesa, produzindo vinhos de excelente qualidade, tendo em vista a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Parte dos roteiros mais conhecidos do enoturismo em Portugal, a Herdade oferece visita guiada e permite conhecer o processo de produção, as vinhas e de participar de uma degustação. Além disso, o local conta com restaurante, wine bar e pontos turísticos, como a Torre do Esporão e a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.

A região em que está localizada, apresenta variedade significativa de pomares e hortas, além de obter condições favoráveis para a agricultura, tais como grandes amplitudes térmicas.

Hoje, a Herdade possui mais de 60 hectares de vinhedos e mais de 80 hectares de olival. Enquanto isso, para a produção impecável dos reconhecidos rótulos do Esporão, a empresa também incorpora uvas da Herdade dos Perdigões e de outros parceiros, que reflete em 15% do volume total.

Dentre as produções mais reconhecidas estão os vinhos Assobio e Monte Velho, os quais vem conquistando bons apreciadores da bebida portuguesa.

No Restaurante Vila Chã, nossa carta de vinhos conta com exclusivos rótulos do Esporão, como Duas Castas e Verdelho Branco, ambos com sabor fresco e persistente.

Venha a nossa casa portuguesa e harmonize os vinhos do Esporão com nossos tradicionais pratos lusitanos. Espero por você para vivenciar essa experiência única!

Fado, o ritmo que cativou Portugal

Conhecido com um dos gêneros musicais mais característicos da terrinha, o Fado possui um papel importante na sociedade portuguesa

A história do Fado teve início nas décadas de 30 e 40, marcando presença em cinemas, teatros e rádios, além de se manifestar em momentos de lazer dos portugueses, dentro ou fora de casa, em ruas e vielas.

Provido de uma riqueza melódica, o Fado possui uma expressão artística e literária. Em sua essência, o estilo sempre carregou temas do cotidiano, com assuntos de emergência urbana e contextos populares da Lisboa oitocentista.

Aos poucos, os fadistas foram conquistando o mundo ao falarem de amor, ciúme, da noite e misérias da vida. O drama colocado nas letras de grandes poetas reflete até mesmo nas vestimentas dos músicos, que se apresentam sempre com roupas pretas.

Com o decorrer do tempo, surgiram também as famosas Casas de Fado, local onde era cantado o típico fado português, com forte interação entre músicos e compositores.

Além da voz do cantor, o som de um bom fado sempre vem acompanhado de um violino ou uma orquestra, porém é indispensável a presença da guitarra portuguesa.

O gênero musical sempre esteve muito presente em festas populares e beneficentes, tendo como época de ouro os anos entre 1946 e 1960, quando os fadistas já não se apresentavam mais em vielas, e sim em grandes palcos e também ouvidos em discos.

Da década de 90 até os dias de hoje, uma nova geração de intérpretes tem atraído turistas do mundo todo a Portugal, tornando esse estilo tão singular, em uma canção nacional.

São histórias singulares como essa, que sempre me encantam. De lá, trouxemos mais do que a gastronomia lusa, fazendo da nossa casa portuguesa um ambiente que te permite vivenciar um pouco da cultura lusitana.

Te espero no Restaurante Vila Chã!